quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Flanelinhas: não sou a favor. Nunca compreendi porque devo pagar a uma pessoa que não contratei para vigiar meu carro em um espaço físico do qual ele não é proprietário. Francamente, não faz sentido algum. E nem se diga que eles estão "trabalhando", porque isso não é trabalho. Seria se eu o tivesse contratado, mas não o contratei e só lhe pago porque me sinto coagida a fazê-lo, sob pena de retaliação. Não há legitimidade alguma nessa prestação de serviço. A propósito, vigiar porque? Porque o Estado se ausenta no quesito "segurança pública". Se não bastassem impostos que não retornam em serviços, ainda nos resta "complementar" o serviço do qual o Estado se ausenta. Acho que o Estado deveria coibir essa prática e possibilitar verdadeira inserção laboral para essas pessoas por meio de programas profissionalizantes que lhes permitam empregabilidade real com todos os direitos.
Me sinto impotente e uma voz na multidão, junto com poucos de nós, perante um abuso tão grande quanto o que a moda faz com os animais. Sei que muita gente sequer se importa ou percebe o tamanho da maldade que se esconde no ser humano sobre esse assunto. Argumentos absurdos são utilizados para justificar práticas inaceitáveis. Sinto muito desgosto, porque sei que nós, seres humanos, somos uma espécie que não compreende a visão holística da natureza. Somos insuficientes demais, embora todo ser humano ache que é melhor do que os outros seres. Infelizmente, deixamos muito a desejar e toda a nossa racionalidade não nos serve de muita coisa; e, quantas vezes, não nos serve para nada! A maldade supera toda a racionalidade. Essa racionalidade, que deveria ser útil para enxergar a verdade, só serve para agravar o estado de coisas no planeta e na natureza. Somos autores da desgraça no mundo. Nenhum outro animal é. Nós somos! O que fizemos com esse planeta e com tudo que compartilha conosco esse espaço é a prova da nossa mediocridade como espécie. Por esse motivo, nenhum ser humano deveria se sentir tão especial. Porque não é.
É difícil quebrar a inércia e mudar de rota. Busque ajuda se preciso for. Nem mais um dia vale a pena na mesmice que consome e não dá esperança.
Mundo árido. O que se quer é alguém que sorria e não acrescente cargas. Amizade boa é leve. Amor gostoso faz bem à saúde e aparece no rosto.
Não tenho mais dúvidas de que a grande maioria dos sofrimentos do ser humano são opções abraçadas e tratadas como se fossem "bichinhos de pelúcia", embora sejam "bichinhos" que matam lentamente e consomem o melhor lado de cada um.
Acredito que ninguém nunca imaginou que fôssemos chegar em uma época na qual "ser feliz" tornou-se a ÚLTIMA opção viável e "manter-se infeliz" é a ÚNICA solução que parece caber. A inversão é tão grande que contraria os instintos mais primitivos e é caso de começarmos a questionar a sanidade.
Adiar a felicidade: de todos os projetos terrenos, não há outro que seja mais estúpido do que esse.
A cada dia que passa, mais acredito que qualquer pergunta é desnecessária. Consultando-se do lado de dentro de si, todo mundo encontra qualquer resposta. Mesmo "baixinha", mesmo "calada", a resposta está lá.
Perder tempo com "a pessoa errada" é "bloquear o acesso" da "pessoa certa". Antes aberto às possibilidades do que acomodado na infelicidade.
Que cada coração encontre um outro coração que emana a mesma vibração. E que suas energias se "misturem" de forma tão inquestionável e visível, que a dúvida nunca esteja presente. Quem achou, sabe que achou. Nunca pensa diferente.
Rever os amigos de longa data é muito mais do que reencontrar "alguém". Esses amigos SÃO a nossa história, a cara dela, a nossa marca e carregam muito de nós em cada um. São como espelhos, são alegria e compreensão, são as verdades que esquecemos sobre nós mesmos, são estados de contemplação do que fomos, do que queríamos ser e de tudo que vivemos. São âncoras, portos seguros, nos conhecem, sabem tudo de nós só de ver o nosso olhar. Sabem o que estamos sentindo, sabem que nos magoaram, sabem que há muito sobre o que conversar. E sabem também que serão perdoados algum dia, não importa o quanto seja preciso chorar ou quanto tempo passe. São pessoas que não podemos perder, porque são a nossa "Linha do Tempo", nosso calendário, nosso abraço mais gostoso e os últimos rostos que vamos ver. São eles que vão estar conosco, chorar conosco, lembrar conosco dos melhores capítulos da nossa vida e sofrer genuinamente conosco os mais difíceis. São eles que conhecem as pessoas que amamos, presenciaram nossas "dores de cotovelo", nos viram chorar e nos reerguer, viram o tempo passar e nos tornarmos homens e mulheres adultos. Para eles, nunca teremos rugas, seremos sempre garotos e garotas, porque nos conhecemos quando éramos assim. Reencontrar amigos de longa data é um encontro consigo mesmo. Por isso é tão bom; por isso às vezes até dói muito; por isso realiza; por isso marca; por isso não é tão simples... E por tudo isso, é uma das melhores coisas que podemos fazer na vida.
O ser humano precisa aprender com os animais como ser um ser humano melhor. Que aparente contradição, não é?
Matar animais somente para fazer "moda" com suas peles é algo que dispensa comentários de tão leviano e cretino. Tenho nojo disso. Torço para que essas lojas fechem, que essas marcas sejam rejeitadas e que as pessoas entendam o tamanho da agressão em nome de uma coisa chamada "moda". Não vou entrar no mérito se moda é futilidade ou não. Mas uma coisa, porém, sei que é fútil: matar uma vida para construir um objeto. Isso sim é fútil até demais. É o extremo.
A morte não é só física. Há muitas formas de morrer. "Mortos-Vivos" é o maior número de pessoas que eu conheço.
Educar é mais que um talento. É uma vocação e toda vocação nasce na alma. O vocacionado não consegue ficar sem fazer aquilo que é a sua vocação, seja lá o que for. O verdadeiro vocacionado luta para ser o que a sua alma pede.
Coisa boa é ter amigas que se unem a você para rir da sua "desgraça" contigo. Esse é o tipo de amizade boa e gostosa! Todo mundo fazendo chacota da própria "tragédia" e transformando o "drama" em uma grande comédia da vida privada; chorando de rir, misturando choro mesmo com choro de riso, e tudo ao mesmo tempo! A comédia é uma maneira deliciosa de trabalhar a desordem e depurar as emoções dolorosas. Viva ao riso! Que nossos amigos nos tragam boas gargalhadas na hora em que a gente mais precisar de conforto! Amigos assim são fontes de vida!
ACREDITO. E esse verbo é uma das razões mais fortes de eu gostar tanto da vida e de tudo que ela ainda pode me oferecer de bom.
Quem teve a experiência de ver o amor da sua vida acompanhado de outra pessoa, sabe que esse é "o fim da linha", porque é um tipo de dor que não tem mais cura.
Brasileiro cobra do Estado, mas não faz a sua parte, não tem responsabilidade social e não cuida nem de si mesmo. Quem joga papel na rua, não deveria cobrar do Estado ruas organizadas. Quem é violento com o vizinho, não deveria cobrar do Estado segurança pública. Quem não cuida da própria saúde, não deveria cobrar do Estado investimentos na saúde pública. Quem não obedece as leis, não deveria cobrar do Estado "Ordem e Progresso". Quem não faz a sua parte, não deveria achar que tem "direitos".
Quanto mais observo as pessoas, mais medo tenho de MIM. Sou igual a elas. O que posso esperar da minha própria espécie a não ser tudo aquilo que somos capazes de fazer?
Amor não gera desconforto. Amor realiza.
É mais difícil "fingir Amor". Por isso se opta por "disfarçar" a ausência dele. E assim muita gente gasta anos fingindo e "abortando" a própria vida em troca de um aparente conforto que nem mesmo é real.
Amor não faz chorar. Amor dá alegria. O que faz chorar, "deixou de ser". Nunca se chora "por amor". Se chora justamente porque o Amor foi "moído". Se chora para ter algo para pôr no lugar. Se chora para exaurir. Amor não é causa de choro algum. Amor não faz sofrer. Se há sofrimento, não pode combinar com Amor.
Que toda mudança comece em nós. Que não tenhamos a ousadia de cobrar de alguém aquilo que nem nós mesmos podemos dar. Cobrança é falta de espelho. Quem cobra se perdeu de si mesmo.
A noite mais escura esconde um céu de estrelas...É só esperar a neblina passar...
Há uma "cachoeira" dentro de mim que não há sol capaz de evaporar, não há palavra que possa fazê-la desaparecer, nenhum outro ser humano tem poder sobre ela e nem eu mesma consigo pará-la. É um presente que recebi e que nunca terá fim!
Coração batendo é luxo, é mérito, é vitória nesse mundo aonde a maioria já desistiu de amar. Deixa bater! Vai ser feliz! Porque quando as rugas chegarem, a saudade vai ser DE TUDO AQUILO QUE NÃO FOI VIVIDO!
Nos cenários mais frios e densos, sempre vai existir uma pessoa capaz de levar alegria. É dessa pessoa que precisamos perto de nós permanentemente. É essa pessoa que deveríamos ser.
O Amor é tão mais intenso quanto maior for a disponibilidade de amar. Quem fecha o coração esperando um milagre, talvez saia da terra sem vê-lo. Amor acontece quando menos se espera. Mas só prospera no coração de quem quiser recebê-lo.
O Amor "dá sentido", traz alegria e ressuscita até "uma alma morta". Quem está amando escancara o sorriso, respira feliz, ilumina qualquer ambiente com a sua presença, se torna mais afável, agradável, exala felicidade. Amor de verdade "sacode".
É muito fácil falar de Deus morando em uma bela cidade, com carro zero, terno caro, viagens ao exterior, hotéis de primeira, banho quentinho e salário bom. Quero ver "ir por todo o mundo", descer do salto, deixar as roupas de marca, destruir toda a vaidade e sofrer com quem sofre, lutar com quem luta, passar os mesmos percalços que eles passam só para levar alimento e um pouco de esperança, paz e dignidade a essas pessoas. Os verdadeiros heróis estão no campo! O resto, absolutamente qualquer um faria. Até o mais "ímpio" faria. Com conforto, todos nós faríamos qualquer coisa. Sem conforto, só heróis, vocacionados e inundados de amor genuíno fariam. Quem está no campo, é muito, muito diferente de nós. E muito especial.
Não sou boa o suficiente para "largar tudo" e viver para uma causa verdadeiramente justa, como a fome. Quem faz isso é infinitamente melhor do que eu, muito mais nobre e merece respeito, porque fez algo que pouquíssimos teriam a coragem de fazer. Seres elevados, que vivem outra dimensão da vida, que conhecem de amor como ninguém e que nunca mais serão os mesmos após as experiências que vivenciaram. Pessoas que vão a campo, como Madre Teresa foi, e nada mais fazem a não ser amar o próximo com atitudes e não com discursos.
Não tem jeito, é uma lei universal: não adianta falar de Deus, sem mostrar Deus em si. Não adianta mesmo. É mais sábio ficar calado e apenas ser.
A verdadeira qualidade de vida está na capacidade de apreciar as "pequenas coisas" e de se sentir bem sem depender de circunstâncias pontuais para isso.
Tem gente que limpa a casa todo dia, lava o carro carinhosamente, como se ele fosse um ser vivo, lustra as jóias como se elas falassem. Mas não têm coragem de cuidar de si, de se permitirem um dia de lazer, um momento de alegria, uma chance de felicidade. Objetos ganharam a atenção das pessoas. E as pessoas se esqueceram de si mesmas. Seu carro tem mais "qualidade de vida" que você e sua cozinha é mais "bem arrumada" que você. Seu marido passa mais tempo venerando o carro do que conversando com você e sua mulher tem tempo para arrumar os 200 pares de sapatos, mas diz não ter tempo para curtir o marido. Objetos viraram pessoas. E pessoas viraram objetos.
Não há motivo para supor que os animais não sentem dor, alegria, tristeza, gratidão, fome, sede, frio, abandono. Animais não são brinquedos, não são descartáveis, não vieram ao mundo para servir aos abusos do homem. Quem agride os animais é covarde e, não importa quão bom e honesto pareça, não é. Defenderei essa causa até o fim dos meus dias.
A vida não quer nem saber se você está preparada ou não. Ela vai te empurrando escada acima. E você tem que subir e crescer, não tem jeito, ser confrontada e se posicionar. Dá canseira ser adulta. Dá saudade de brincar de amarelinha e de pular corda e elástico...
O medo às vezes acontece só para nos mostrar o que é realmente importante.
Engraçado como algumas coisas acabam MESMO. E outras, não acabam NUNCA.
Quem conhecer o Amor por apenas um único minuto ao longo de toda a vida, achará que a vida inteira valeu a pena só por causa disso. O prazer do Amor é incomparável.
IMORALIDADE é fome, injustiça, miséria, políticos que furtam os cofres públicos, pedofilia, trabalho escravo, violência contra as minorias, adulteração de alimentos por organizações gananciosas, prostituição infantil, impostos altos sem retorno visível, empresas-eclesiásticas exploradoras da fé alheia, desperdício de recursos naturais, desmatamento, desemprego, genocídios, racismo, preconceitos, sistema de saúde deficitário, mendicância, ausência de remédios para quem precisa, guerras, conflitos em razão de diversidade religiosa, chacinas, educação insuficiente, corrupção, mortes prematuras por ausência de amparo do Estado, abandono de idosos, desrespeito à natureza e a todas as formas de vida, incluindo o próprio ser humano. Muita gente se espanta com bobagens que sequer lhe dizem respeito. Mas se cala frente aos verdadeiros absurdos do mundo.
Sobre BBB: francamente, acho normal que alguém opte por qualquer forma de entretenimento na televisão. E essa é apenas mais uma porcaria como outra qualquer. 90% de quem critica o BBB é hipócrita de "mão cheia". Assiste muitas outras coisas ruins e "banca" o moralista para "disfarçar" outros aspectos seus. Eu não vejo o programa porque não gosto. Mas se gostasse por qualquer motivo, veria. E se visse, e daí? É melhor ler um livro? Claro. Seria melhor que a Globo tirasse esse troço do ar? Sem dúvida. É um troço? Sem sombra de dúvida, é um troço. Mas que é apenas uma forma de entretenimento, é. Gente bonita querendo aparecer é o resumo de toda a temática da TV brasileira. Qual é o Big Deal do Big Brother diferente disso? Corpos, pornografia, namorico? Porque choca tanto? Isso tem em toda a TV, nas novelas, nos filmes, nas revistas. Nada diferente do que sempre foi e será. Então, qual é o drama? Não acuso quem assiste o BBB. Muita gente boa assiste. Muita gente normal assiste. Muita gente assiste só por assistir. Pessoas adultas assistem o que querem, ora. Quem assiste não é alienígena, safado ou trambiqueiro. É apenas alguém que assiste um programa de TV e pronto. Quem fala demais contra um programa assim é mal resolvido de alguma maneira. Se te incomoda tanto, tanto, que tal perguntar o porquê? Valores morais? Ah, por favor, tem coisa pior acontecendo no mundo que ninguém liga...É muito debate sobre um programa tão insignificante.
Ninguém precisa saber quem eu penso que sou, em que me formei, aonde trabalho. Ninguém precisa saber quantos títulos eu tenho, quantos diplomas coleciono, se é que tenho algum. Ninguém precisa saber nada disso, porque nada disso faz absolutamente qualquer diferença perto do que eu realmente busco para mim. Nada disso define quem somos e não nos garante o direito de sermos bem quistos. Somos apenas a essência e quando eu me relaciono com alguém, é isso que busco em qualquer pessoa: a Essência. Eu gosto de pessoas que são a essência, assumem a essência, vivem a essência. Não me relaciono bem com quem se define pelo cargo, pela carreira, pelo emprego, pelas titulações; com quem confunde o próprio "eu" com essas coisas, muito necessárias e importantes, porém supérfluas perto de toda a rica complexidade de um ser humano. Somos muito mais do que tudo isso. Gosto de conhecer o ser humano puro, livre dessas definições; aquele ser humano que se esconde embaixo de tudo isso, que construiu um castelo de aparências ao redor de si para não ter que mostrar aquilo com o qual não lida bem, que é o seu próprio "eu". Gosto de conhecer a pessoa real. Portanto, nada disso faz qualquer diferença. Mesmo.
O apego à matéria faz cegar o entendimento para as coisas transcendentes. O exercício do desapego costuma ser a única maneira de alçar novos patamares rumo à compreensão daquilo que não é palpável, mas é real.
Na leveza do coração se instala a brisa mais suave. A melhor parte de tudo sempre vai acontecer quando você estiver em harmonia consigo mesmo.
Não tenha medo de amar só porque foi ferido um dia. O que você viu não é tudo o que há. As pessoas que cruzaram seu caminho não são o único tipo que existe. Ainda há a melhor parte! Existe Amor; existe gente que valoriza o que você tem de melhor; existe gente que não vai te magoar e que não vai roubar de você seu equilíbrio e ir embora. Não deixe de ser canal de afeto e alegria só porque alguém cr...uzou o seu caminho e te transformou para pior. Não deixe que nada te transforme para pior! Acredite na melhor parte de tudo! Reverta o ressentimento em semente do bem. Reverta a amargura em sonhos novamente. Faça jorrar algo novo de dentro de você e verá que nada pode contra uma Luz que brilha tão forte!
Se não fosse por Amor, nenhuma poesia teria qualquer significado. Se não fosse por Amor, suspeito que respirar nem mesmo teria sentido. Se não for o Amor, nada mais pode ocupar o seu lugar e gerar a transformação que só o Amor genuíno pode gerar.
Somos o Amor que damos; atraímos aquilo que invocamos; chamamos as pessoas que se identificam conosco; somos um imã de sentimentos e ideais; somos a cara dos nossos amigos; somos como são nossos sonhos; somos aquilo que escolhemos ser. Portanto, sejamos o melhor que pudermos ser para que a nossa vida reflita o brilho que influencia positivamente quem estiver ao redor. Sejamos motivo de alegria e que a nossa presença desperte sorrisos.
Ninguém é prisioneiro. Todos nascemos livres. Se você se sente um prisioneiro por qualquer motivo, há algo de errado que precisa ser revisto.
Sejamos esse Sal da Terra e Luz do Mundo; essa força que invoca o Amor e não o afasta; que eleva a bondade, e não a põe embaixo da mesa; que luta contra a injustiça e não se cala perante a opressão.
Foi assim: eu estava no parapeito do refeitório do acampamento de noite após o jantar. Fazia aquele frio intenso e eu me lembro que senti uma força infinita, com um certo "ar de eternidade", vindo de alguma direção e parando em mim. Minha visão periférica enxergou as cordas de um violão; e uma música que estava começando a tocar por ali. Senti uma "dor" no peito parecida com "algo bom", muito bom. E naquele dia eu soube que aquela música nunca mais deixaria a "cena" e aquela "dor gostosa" seria a grande razão de todos os meus poemas. Me lembro que deitei no colchão empoeirado do alojamento e perguntei a Deus o que era "aquilo". Dormi sorrindo, "roubando" estrelas... e "regando" paraísos...
É muito bom rever os amigos. E melhor é saber que ainda que o tempo passe, algumas coisas simplesmente não mudam nunca. O sorriso da infância é o mesmo; os gestos da adolescência são idênticos. A amizade nunca envelhece. Teremos para sempre a idade das pessoas que conhecemos exatamente na época em que as conhecemos. Para alguns, tenho 5. Para outros, tenho 15. Seremos sempre assim, uns para os outros. Eternos! Parte da história de cada um para sempre.
Há sorriso que vale a pena percorrer muitos quilômetros só para vê-lo; há abraço que não tem preço; há conversas que vale a pena virar noite; há música que vale a pena ser tocada o resto da vida; há beijo que nunca se esquece; há olhar que derruba o coração mais frio; há amor que tempo não enfraquece; há saudade que nada cura...Tem gente inesquecível sim.
O verdadeiro gestor não quer aparecer sozinho. Ele projeta a sua equipe primeiro. Quem quer aparecer sozinho não pode ser gestor.
Sabe aquele cara insuportável, que ninguém tolera, que irrita, chateia, interfere? Aprenda com ele. Não aprenda a ser como ele é, mas aproveite para desenvolver a tolerância e a paciência. Deixe que ele seja a grande "resistência" que te força a elevar-se e alcançar controle e equilíbrio para ser mais humano e eficiente. Às vezes, foi justamente por falta de uma oposição que não se foi mais longe na vida. Um adversário te faz se superar. A maré permanentemente favorável te faz acomodar.
E se tem algo que eu gosto e abraço com toda força é essa coisa de ter que ser ser humano. Eu gosto demais. Gosto de me conhecer, de saber os meus limites e as verdades sobre mim. Gosto de me pôr à prova, reconhecer meus percalços, identificar aonde quebrei meu "salto alto" e aonde fiquei "no meio do caminho".
Quem tenta ofuscar a qualquer custo a luz alheia, é porque tem consciência do quanto é fraca a sua própria. Quem confia no seu taco não se incomoda com o brilho dos outros.
Ainda que o céu inteiro se despenque
E o mar invada as casas e edifícios
E toda terra se transforme em lodo
E o oceano seja precipício
Ainda assim haverá esperança
Em algum canto, em algum lugar!
Há sempre uma planta nascendo
Aonde era apenas terra fria
Há sempre brilho em algum olhar
No qual antes houve agonia
Há sempre Amor que vem de algum lado
Há sempre um coração entregue e pronto
Que te incentiva a caminhar pra frente
Que te encoraja, te abraça forte
E te acalenta, te dizendo: "Vai!"
Há sempre sol depois de uma noite
Há sempre em cada um de nós...
A Força!
A marca do Amor é a espontaneidade. "Amar forçado" tem outro nome que não tem nada a ver com Amor.
O que você chama de "desencontro" pode ter sido o maior dia de sorte da sua vida. O Amor que não foi pra frente pode ter sido a coisa mais sensata que já te aconteceu. Leva tempo para enxergar. Mas a clareza acontece em algum momento. E o sentimento de alívio também. O que tem que ser seu, te escolhe.
Acredite: ninguém é täo bom quanto parece. Não superestime. Mas ame assim mesmo.
Não deseje o que "pertence" a outra pessoa, porque a pessoa que "possui" o que você tanto quer, pode estar sofrendo por possuir esse algo que você pensa que é bom. E não é. O que tiver que ser seu, será. E não será necessário "tirar" nada de ninguém.
Vivemos esperando que "dias melhores" aconteçam. Mas esperá-los apenas não basta. É preciso fazer algo que nunca foi feito antes. Tentar caminhos novos.
A única pessoa que pode vir (pode vir) a guardar seu segredo é a sua melhor amiga, de quem você é a melhor amiga também. Porque se sua amiga tem uma melhor amiga que não é você, contar qualquer coisa a ela é uma grande estupidez. Quem quer, realmente, guardar uma informação, não conta a absolutamente ninguém. Muito menos a uma mulher.
A minha definição de homem de sucesso em uma única frase: é aquele que gosta do que TEM e gosta do que FAZ. Parece simples, mas não é. Conheço pouca gente de sucesso.
Discordar com elegância, argumentar com serenidade, calar-se em discussões vãs, mas sempre defender seu ponto de vista quando algo estiver errado e você for convidado a falar. Calar-se, nesse caso, é ser cúmplice.
O medo impulsiona e, muitas vezes, é a única coisa capaz de te tirar da sua zona de conforto e te fazer dar uma guinada na vida.
De que adianta tanto conhecimento acumulado se não souber tratar com gente? A inteligência que o mundo exige hoje é a interpessoal.