segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Como é ruim o "morno". O Amor que já acabou, a admiração que já se foi, o "arrastar" de um relacionamento que não existe mais. E o pior é que o "morno" rouba a oportunidade do "quente" e, mesmo sendo "morno", vence.
Perde-se tempo demais tentando entender as pessoas e sobra pouco tempo para amá-las de verdade.
Uma das maiores presunções dos relacionamentos é um achar que sabe exatamente o que se passa na cabeça do outro. Cada cabeça é um mundo. Ninguém seria capaz de saber isso. E é melhor nem saber.
Homem, quando uma mulher te disser "não", não invente teorias para justificar do tipo: "Ela não quer porque foi magoada demais por outros homens" ou "Porque ela está deprimida" ou "Porque o amor a maltratou" ou "Porque ela desistiu de ser feliz." Ela não quer, porque ela não quer! Só por isso. Mulher quando quer, QUER. Quando não quer, NÃO QUER e não tem "santo que a faça querer". A boa notícia é que existem outros 4 bilhões de mulheres na face de todo o planeta Terra e, muito provavelmente, considerando as probabilidades matemáticas, outros trilhões de lindas "Marcianas" por aí em algum lugar que ainda será descoberto.
Um homem (sexo masculino) sem autoestima, é como uma Ferrari sem motor.
O mundo gira e a cada nova rotação é ele nos dizendo: "Voltarei para o "mesmo lugar". Tente acertar o dardo dessa vez!"
Enquanto houver Amor, há um motivo. E apenas esse motivo, nesse caso, bastaria para "inverter" as leis da lógica, da física, das possibilidades e dos "orgulhos" em prol de um sonho.
E no último "suspiro", tudo o que eu quero poder dizer é: "A vida foi boa, tenha ela sentido ou não. Porque ter ou não ter sentido não muda o fato de ela ter sido BOA!"
Só fale de Amor com quem sabe o que é. Porque quem não sabe, rirá de você e dirá que é exagero o que você sente.
"Amigos-Escudos". Nos PROTEGEM dizendo a verdade. Porque só a verdade protege. Ainda que doa.
"Heróis" transformados em "Fantasmas"; "Anjos da Guarda" transformados em "Inimigos"; "Irmãos" transformados em "Desconhecidos"; "Abraços" transformados em "Vazios"; "Sonhos" transformados em "Medos"; "Sorrisos" transformados em "Indiferença"; "Beijos" transformados em "Lembranças"; "Poesias" transformadas em "Lágrimas"; "Amores" transformados em "Saudade"; "Amizades" transformadas em "Rivalidade"; "Pureza" transformada em "Mágoa". Se isto não é o "Inferno", não saberia nominar de outro modo...
Vocês já ouviram falar do fenômeno "deserto florido"? Acontece no deserto do Atacama, no norte do Chile, uma das regiões mais áridas do mundo. Entre julho e agosto, a chuva de verão faz o solo brotar flores coloridas lindíssimas no meio do mais absoluto e extremo deserto. As fotos do fenômeno encantam qualquer um. Quem poderia imaginar que no meio do deserto nascessem flores? A Natureza ensina. Ensina que "Flores" desabrocham em pleno "deserto". "Flores" enfeitam "desertos". "Flores" são tão mais belas quanto maior e mais árido for o "deserto"...
ATITUDE. Quando foi que essa palavra tornou-se tão escassa na Terra? Pra tudo e em tudo, falta.
Quem complica aquilo que é essencialmente "simples" perde tempo, perde "a cena", perde a chance. Quem complica, perde tudo.
Homens como C.S.Lewis e Rubem Alves, cristãos e humanistas, fazem uma falta enorme no mundo. Como seria bom se todos os cristãos fossem também humanistas e se interessassem em conhecer, com profundidade extrema e por todos os ângulos possíveis, o principal "objeto" do amor do Deus que pregam: o homem.
Quem tem baixa autoestima dá um tiro no próprio pé. Ninguém ama quem não se ama. Já vi pessoas fantásticas que não conseguem o que almejam em razão disso. Já vi pessoas de qualidades questionáveis conseguirem tudo o que querem só porque acreditam em si mesmas. É preciso se curar da baixa autoestima! Há muita gente boa vencida por ela.
O "coração" faz escolhas que a mente não faz e que não deveria fazer. Quem nega essa verdade, nega a própria natureza humana. Que o coração é enganoso, ninguém tem dúvida. Mas usar a mente para fazer escolhas que são do "coração" é algo que ninguém me convencerá que é bom ou melhor. O que o "coração" escolhe, escolhido está. O coração tem que pulsar. Acredito é nisso.
Sempre vai valer a pena suportar o caos para achar uma Rosa no meio do deserto. A beleza da Rosa será o bastante para apagar a "sensação de caos" de tal modo que o caos parecerá jamais ter existido. O que parecerá é que tudo sempre foi "A Rosa".
Respeito é uma via de mão dupla. Respeito vem e volta. Respeito pratica-se. Um pouco de mim "vai". E um pouco do outro "volta" para mim. Quem iniciar o ciclo de respeitar o outro, recebe de volta o respeito "plantado". E é assim que, mesmo em meio a mais completa divergência ideológica, é possível chamar alguém de Amigo.
O que eu acho interessante nas pessoas simples é que elas não forçam suas posturas para se enquadrarem. Sua autenticidade comove e nos rendemos à beleza do seu trato com o outro, que flui espontâneo e sem peso algum. Assim é como eu vejo um verdadeiro líder espiritual: simples.
É triste o que o fundamentalismo religioso já fez com as pessoas ao longo de toda a História da humanidade. O desrespeito à liberdade de crença, a agressão disfarçada de "boas intenções", a exposição da individualidade e da vida privada, a ignorância violenta e narcisista. Nasci, cresci e passei boa parte da vida cercada de fundamentalismo. Sei o mal que ele pode causar.
Encontro pessoas, às vezes, que eu não via há mais de uma década e percebo que elas não mudaram absolutamente nada e não há uma única vírgula de novidade em seus discursos ou em suas conclusões sobre a vida. Isso me preocupa tanto, que chego a perder o sono, às vezes.
A intolerância é a fonte de toda a tragédia da humanidade, em toda e qualquer época.
Viajar te faz enxergar que as fronteiras da sua alma são maiores que as fronteiras do mundo. Aliás, as fronteiras da alma são infinitas.
O sonho é uma semente. Todo grande projeto começou com um sonho. Sonhar é preciso!
Ainda estamos na "Idade Média". E nunca sairemos dela. O máximo que se pode fazer é viver à margem. Pelo menos, existe essa "margem" aonde se pode viver.
Os que criticam aqueles que lutam pela defesa dos animais poderiam analisar a situação por outro ângulo, "descer" à essência da idéia central. Lutar pelos animais é lutar pelo mais fraco, é lutar contra o COVARDE que desconta seus medos NAQUELES QUE NÃO PODEM SE DEFENDER. O mesmo covarde que maltrata animais, maltrataria crianças, idosos ou qualquer um que fosse mais fraco. A essência é a mesma: a COVARDIA DO ATAQUE CONTRA QUEM NÃO PODE SE DEFENDER. A atitude de quem defende os animais é muito mais ampla e rica de significado do que parece. O seu objetivo último é inibir a falta de grandeza e humanidade daquele que pratica a ação covarde, independentemente de contra quem fosse. E isso tem repercussões no modo como a sociedade convive com seus iguais. Defender animais é uma questão de PRINCÍPIO. E princípio se aplica a tudo na vida, porque reverbera em situações de essência semelhante. Quem luta pelos animais, lutaria em situações outras de idêntica natureza, porque está lutando contra a injustiça, a opressão do mais forte sobre o mais fraco e a falta de nobreza nas ações do homem. Quem luta por isso está também trabalhando em prol da melhoria dos valores do ser humano, se esforçando para que os seres humanos se conscientizem e se tornem pessoas melhores; está trabalhando para extirpar a maldade na terra, lutando por um mundo melhor, o mesmo mundo em que você vive. Portanto, não critique quem está melhorando o mundo em que você vive. Apoie.
Magoar as pessoas tem um preço. A "fatura" sempre chega. E uma das grandes ironias da vida é que, muitas vezes, sofre mais quem magoou do que quem foi magoado. Quem foi magoado se cura. Quem magoou "arrasta" a culpa. A "fatura"...
Sejamos o verso que queríamos ter lido na poesia. Sejamos a nota que gostaríamos de ter ouvido na música. Ninguém cobre do outro aquilo que não pode dar.
Tudo aquilo que é diferente de nós deveria nos despertar curiosidade e não repulsa. O homem nasceu para conhecer. É estranho que alguém não queira conhecer nada de novo.
A vida pode sim ser "colorida". Mude as lentes "preto e branco". Se você enxergar o melhor lado de cada situação, a vida ficará "colorida".
Viajar é renovar pontos de vista. A cada vez que viajo, percebo o quanto o mundo é grande. E, perto dele, meu "mundo" é tão pequeno.
Aquela frase popular "o que não tem remédio, remediado está" é uma das coisas mais sensatas já ditas na face da terra. Não há nada mais inútil do que se preocupar com a hipotética solução de um problema que "não tem solução". É gasto de energia mal direcionado. Temos que direcionar energia para coisas factíveis.