terça-feira, 27 de março de 2012

A motivação é fruto do hábito. Você se habitua a sentir-se vencedor todos os dias, a estar por cima das situações desfavoráveis, a enxergar-se no espelho mais forte do que um leão, a não achar que as dificuldades vão te atropelar. E, quando você menos espera, isso se torna automático e você não consegue mais ver o copo "meio-vazio", apenas "meio-cheio". Acontece uma mudança de "programação mental". O discurso derrotista não tem mais espaço e sua postura passa a ser a de um vencedor simplesmente porque você não se enxerga de outro modo. E justamente porque você não se enxerga de outro modo, você vence regularmente! Tudo começa na mente. Tudo começa de frente ao espelho. O modo como você se vê muda a realidade.
Eu me automotivo pelo simples fato de me lembrar que mais um dia está chegando ao fim e eu venci outra vez. Não consigo conceber que alguém não goste da vida. É muito bom estar aqui, inteira.
É preciso ser aberto a mudanças. A "guinada" na vida começa muitas vezes mudando-se a forma de pensar. Amplie a mente! Vá além! Deixe que boas sementes penetrem. Se importe em saber porque o outro pensa diferente de você.
Uma pessoa segura de si assusta os outros. Não lastime. É bom! Afasta os frágeis. Aproxima os iguais. Põe pra correr quem tem medo de você. Sem dó. Só fica quem "casa" com a idéia. Melhor assim.
Me trata bem, eu retribuo. Me trata cada vez melhor, eu retribuo cada vez mais. Me trata com indiferença, eu tento uma vez, duas, depois, fico na minha. Não forço. É questão de investir naquele que te quer perto também. Relacionamento é reciprocidade, abertura, construção, respeito. É por aí...
Vivemos em um mundo onde pais trabalham demais para deixar bens para seus filhos e se esquecem de "ensinar a pescar" ao invés de "dar o peixe na boca". O resultado disso: adultos de 30 anos ou mais, que não produzem e dependem do cartão de crédito do pai para gastos pessoais até mesmo depois de casados. Os pais se esquecem, também, do mais importante: dedicar aos filhos TEMPO. As babás e as secretárias do lar estão criando os filhos dos patrões, porque os pais não têm tempo. As consequências disso serão sentidas por toda a sociedade.
Ser sábio não é conhecer todas as respostas. Ser sábio é suportar com serenidade a carga de saber que não será possível jamais conhecer muitas delas.
Quem é firme como o tronco de uma árvore grande "incomoda" quem tem medo do vento.
O homem que não gosta de si mesmo e não acredita no seu potencial é pouco provável que venha a ser amado de verdade por uma mulher. Poderá vir a se casar, mas terá uma mulher dominadora, que não o ama, o oprime, e que não o admira e, por isso, o enfrenta para diminui-lo ainda mais. Esse homem vai morrendo aos poucos, por dentro. Para conquistar o amor de uma mulher e vivê-lo de modo saudável, é preciso se transformar em um "homem de verdade", que conhece a sua força e acredita na sua virilidade. É preciso gostar de si mesmo para ser amado.
Milagre é acordar de manhã e ver beleza em estar aqui, ser alegre, disposto e bem quisto, sonhar, acreditar, estar em pé e não se desesperar na tragédia. Não preciso de milagres "cinematográficos" para justificar minha passagem pela terra ou dinamizar a vida. O ar que eu respiro já me basta. Não caço "milagres" para preencher vazios. Me sinto plena na arte de me sentir bem no "natural", sem precisar de qualquer espécie de "sobrenatural". Sobrenatural, pra mim, é respirar! Não vejo outro milagre maior do que esse.
Enquanto eu não ouço os dois lados, não acredito em absolutamente mais nada nessa terra. Descobri que existem três verdades em tudo: a verdade de João, a de Maria e a Verdade Verdadeira!
A pessoa que vê maldade em tudo está tão desesperada para viver algo novo e não sabe como, que tudo que lhe resta é imaginar que o outro está fazendo o que ELA GOSTARIA DE FAZER e não tem coragem.
Minha alegria tem preço. Ela é cara. Sempre que estou alegre, me lembro do quanto ela me custou e a usufruo ainda mais!
A alma amarga não consegue se esconder. Ela se mostra em algum momento, conclamando a atenção de todos para a sua tristeza e expondo, ainda que nas entrelinhas, seu drama pessoal.
Troco qualquer prazer pela minha paz de espírito. Porque ter paz de espírito é o maior prazer que alguém pode sentir nessa terra.
Ser querido é muito bom. Mas ser honesto é muito melhor. Se pra ser honesto, tiver que deixar de ser querido, é porque nunca foi querido de fato.
Tenho muito clara essa mensagem pra mim, que já foi internalizada até pelo meu inconsciente de modo inamovível: o que quer que me aconteça de ruim, o que quer que eu não possa ter, o que quer que me desagrade, eu não tenho o direito de culpar ninguém por causa disso ou descontar nos outros minhas frustrações e é minha obrigação estar em paz mesmo assim, independente das circunstâncias. Essa tem sido uma das minhas "receitas" pessoais de equilíbrio e qualidade de vida que mais promove bons resultados pra mim.
A pessoa certa para o seu coração não vai "tomar" nada seu, muito menos a sua paz. Vai somar tudo o que tem de bom ao que você tem de bom e ajudar a potencializar nos dois o que há de melhor em cada um.
Meu sucesso não é o culpado pela sua desgraça. O culpado pela sua desgraça é apenas você. Você tem o mesmo número de neurônios para mudar de perspectiva agora mesmo se quiser.
A maioria das pessoas que eu conheço já se entregou à mesmice há tempos e vai passar a vida inteira gastando energia para achar os culpados de suas desgraças pessoais, a mesma energia que poderia estar sendo gasta em um projeto de mudança de vida.
Dizem que o mal do século é a depressão gerada pela necessidade de "ter" cada vez mais imposta pelo grande império do consumo. Francamente, eu acho que, nesse contexto, o grande mal é a preguiça. Não há nada de errado em querer "ter" qualquer coisa. Mas a maioria quer ter e não quer fazer nada pra isso. E odeia quem tem.
Sentimento morre na "obrigação" de ter que senti-lo. Ninguém suporta essa pressão. Todo relacionamento deveria ter por premissa a espontaneidade.
Eu penso que um relacionamento deveria tornar uma pessoa ainda melhor estando acompanhada do que quando ela estava só. Não quero dizer que quem está só não possa viver seu ápice. Mas se alguém era alegre sozinho e está mais "azedo" do que nunca namorando, tem algo de muito errado. A lógica é que o relacionamento bom traga alegria e faça extravasar as potencialidades. Ser apoiado deveria tornar as pessoas mais simpáticas, felizes, interativas, equilibradas, enérgicas e não o contrário disso.
Um coração alegre merece um alegre igual! Atraímos aquilo que somos. Seja exatamente o "alguém" que você quer atrair pra sua vida!
A alegria, eu recebo e vibro. A tristeza, eu aceito para aprender com ela. A paz, eu usufruo. O medo, eu "estudo" para ver de onde ele vem. A dor, eu domino, mas deixo que ela flua até me transformar para melhor. A amizade, eu invisto. O Amor, eu abraço com sinceridade. O poder, eu não ligo. A miséria, eu luto contra. A hipocrisia, eu me afasto. O sonho, eu tenho sem me alienar. A tragédia, eu sofro e supero. A vitória, eu festejo, porque sempre me custa caro. A derrota, eu me recolho até me curar. A perda, eu tento enxergar como ganho. O ganho, eu não deixo que suba à cabeça. A vida, eu faço dela o melhor que eu posso.
E é assim: o tempo vai passando, o incômodo vai se tornando cada vez menor, a relevância vai desaparecendo, a importância vai diminuindo. E, quando você vai se dar conta, aquela aflição que parecia tão gigantesca, se torna pequenininha, a dor desaparece e você pensa: "Não acredito que já sofri tanto por causa disso." E nessa hora, você sorri internamente, se sente aliviado e fica com a impressão de que pode vencer qualquer coisa. Esse momento exato em que você constata isso é um dos mais gostosos da vida: a sensação de ter superado.
Amar e ser amado: não conheço outra receita de saúde melhor do que essa.
Nostalgia pode virar uma doença. É como uma nuvem tapando o sol do presente. Você quer enxergar o sol, mas só enxerga a nuvem escurecendo aquilo que tinha tudo pra brilhar.
Estou impressionada com o número de pessoas magoadas por gente que não sabe quem é, pra onde vai e o que quer da vida. Coração partido vai acabar virando um problema de saúde pública. Cuidem-se! Aprendam a dosar os sentimentos, não deixar que o primeiro malandro desorientado que passe por você entre em seu coração tão bem cuidado. Protejam-se dos "Estelionatários Emocionais". Eles não dão folga e não têm pena de ninguém. São como galinhas com a cabeça cortada: não fazem a mais remota idéia de como decidirão suas vidas e saem vagando esperando encontrar um coração inexperiente. Eles sempre envolverão em seus problemas pessoas de boa fé e pedirão perdão ao final. Depois, procurarão a próxima vítima...
Se em uma reunião com dez pessoas, você não quisesse ver nove delas, por essa única que você quer ver, valeria a pena qualquer desconforto.
Líder é líder. Esteja ele acordado ou dormindo, andando ou parado, inteiro ou destroçado, aposentado ou em plena atividade, é líder e todo mundo reconhece isso. Curso de "Formação de Líderes" é uma impropriedade. Líder já nasce formado. Curso só aperfeiçoa o que já existe. Quem é, é e continuará sendo. Até depois da morte, será lembrado como tal.
O primeiro passo de qualquer tipo de conquista: respeito. Sem respeito, não existe abertura. Quem percebe que, ao se abrir, será desrespeitado, se fecha.
É possível admirar uma pessoa sem concordar com absolutamente nada do que ela diz. É possível admirar alguém pelo simples fato de essa pessoa ter a coragem de dizer o que pensa. Admiro quem defende o que pensa, ainda que não pense como eu. Podem ser meus "adversários" nos argumentos, mas são "amigos" do mesmo ideal: jamais se calar ou se omitir acerca daquilo em que acredita.
Os emotivos sofrem mais. Quem é sentimental se expõe e corre mais riscos. Mas ganham muito mais do que perdem! E nenhuma perda supera o volume de ganhos. Quem se esconde, não perde. Mas também não ganha! É como diz Vinícius: "A vida só se dá pra quem se deu!"
Eu acredito no poder da amizade! Acredito no amor dos amigos e na transformação que acontece por intermédio de laços importantes sendo reativados e de canais de contato sendo reabertos. Querer bem a alguém e ser querido é saúde pura! Às vezes, sequer fazemos idéia do quanto amamos algumas pessoas. Nos lembramos disso no segundo em que olhamos para elas. Em seguida, pensamos assim: "Como eu pude ter ficado sem te ver por tanto tempo?" O prazer do reencontro não tem preço. Quero esse "sabor" na minha vida! Mais do que reencontrar, "reencontrar" SEMPRE!
As pessoas querem alcançar outras, mas querem isso por meio de um milagre. Não conversam, não se comunicam, não interagem, não se aproximam, não convidam, não se mostram, não aparecem, não entram em contato, não se fazem agradáveis, não tratam bem, sequer "tratam", sentem desapego dos seres humanos, mas querem ser procurados por eles. Querem que estando sentados aonde estão, alguém bata a sua porta e lhes diga: "Vim aqui ouvir o que você tem a dizer." Inexplicável que alguém até hoje não tenha entendido que RELACIONAMENTO é a chave de tudo. O acesso às pessoas é apenas consequência do nosso interesse em nos aproximarmos delas e deixarmos que os outros se aproximem de nós. Relacionamento é algo que se DESENVOLVE devagar e dia após dia. É preciso começar de alguma maneira. Se você quer ser aproximar de alguém, SE MOSTRE, PROCURE, seja você símbolo de simpatia e faça com que todos sintam vontade de estar perto de você.
Muitas mulheres perdem tanto tempo sentindo ciúmes de seus homens que se esquecem de amá-los.
Exercer "papéis" cansa. A gente quer uma sombra pra descansar de tudo isso, da "sofisticação" e do peso dos papéis sociais. O que a gente quer é levar quem a gente mais ama pra um lugar gostoso e ficar lá, quietinho, curtindo o que há de melhor em ser um com esse outro que também é leve como nós queremos ser nesses momentos...Um tipo de plenitude que a paz, o silêncio e a distância das obrigações sociais proporcionam. Sem artifícios. Só ser, caladinho e deitado na rede ao lado de quem a gente ama.
Tanta coisa que já teve tanta importância perdeu totalmente o sentido pra mim...E aquilo que eu nem prestava atenção é tudo o que mais interessa hoje...Nossa escala de valores muda...A gente muda demais ao longo da vida...
Ler faz a cabeça "abrir". Esse processo nos leva a descobrir que podemos muito mais do que imaginávamos. Quando adquirimos o hábito, a leitura se torna parte de nós, necessária; ela potencializa o que temos de melhor, nos dá habilidades novas, desperta em nós talentos que nem conhecíamos, nos força a exercer a crítica e a aprimorar nossa forma de ver o mundo e a vida. A leitura é uma atividade transformadora. Quem se abre ao conhecimento não perde, só ganha. E se supera dia após dia.
Eu já admirei, gostei e amei tanta gente que não merecia...Mas isso jamais fará com que eu perca o prazer de admirar, gostar e amar quem merece...Porque quem não merece não pode ter o poder de decidir como agiremos com quem merece. Não podemos deixar que nada contamine nossa espontaneidade em "sentir". Nenhum trauma, nenhuma frustração deveria decidir quem nós nos tornaremos. Não podemos dar poder para aquilo que nos tranforma para pior. Sejamos o melhor que pudermos ser em tudo. A vida sempre retribui de alguma maneira.
Certos amigos nos dão "asas" para voar. Eles nos lembram o melhor de nós, nos incentivam a andar pra frente, abrem os nossos olhos e nos fazem enxergar que merecemos bem mais. Alguns amigos deveríamos ver todos os dias, ainda que não tenhamos nada para dizer a eles. O simples "estar" perto "dispara" um sentimento de satisfação que se torna essencial naquele dia. São como "faróis" no nosso "mar".
Nunca compreendi muito bem isso, porque não faz sentido pela lógica da inteligência: a primeira coisa que algumas namoradas e esposas fazem assim que começam o relacionamento é afastar de vez as amigas do marido. Elas partem da premissa que afastá-los os "afasta" realmente. Claro que não. A amizade continua quase sempre no campo virtual, via e-mail e telefone. Ainda mais nos dias de hoje, que basta um e-mail para manter contato. Inteligência realmente seria trazê-las para perto de si, ao invés de repudiá-las. A namorada ou esposa inteligente conquista as amigas do marido, porque sabe que a amiga de um homem é muito procurada por ele, especialmente quando não compreende como uma mulher funciona e precisa de dicas e quando o relacionamento passa por problemas. A amiga é a conselheira. É ela quem vai dizer a ele, em muitos casos, o que fazer ou não fazer. É assim na prática. A namorada ou esposa inteligente, ao invés de alimentar inimizade ou indiferença com as amigas do marido, coloca todas elas sob sua "supervisão" e se torna amiga das amigas do marido. A parceira inteligente terá as amigas do marido como aliadas em qualquer situação. Agir de outro modo seria burrice, porque na hora em que a parceira precisar realmente das amigas do seu marido - e esse dia chega, pode ter certeza - elas vão se lembrar da indelicadeza sempre presente. Ciúmes infundados pode ser uma grande burrice nesses casos.
Qualidade de vida: você não pode viver para o trabalho. O trabalho não é a sua vida, é o seu sustento. É preciso dar à vida fora do trabalho qualidade e prazer para que a vida dentro do trabalho não se torne o único sentido do dia. Viciar em trabalho - a menos que haja uma meta a ser cumprida por um certo prazo - não é mérito. É fuga.
E é assim: o tempo vai passando, a gente vai se centrando, ficando mais sóbrio, criando limites, enxergando com clareza, controlando as paixões, permitindo-se na medida certa, assentando o coração em lugar mais seguro, buscando a racionalidade das decisões, percebendo o perigo e fugindo dele, "venerando" o equilíbrio acima de qualquer outra coisa, lutando pela paz de espírito mais do que pelas emoções breves, antevendo as consequências e pondo tudo na balança, aprendendo a dizer "não", tendo coragem de deixar ir embora, de ir sem olhar para trás, de discordar, de optar, de não optar, de se desapegar, de ignorar ou de dizer o que quer do modo mais direto se preciso for. Era isso que os adultos chamavam de "Maturidade" quando a gente era pequeno...Gostei, tô gostando...É bom ter as rédeas e não navegar como um barco solto em alto mar e conduzido pelo fragor das emoções. É bom ainda possuir emoções fortes sem ser completamente "possuído" por elas...É bom chamar pela "Razão" quando é preciso e ela sempre atender o chamado...