terça-feira, 10 de abril de 2012

Quem fala ao público, quem tem carisma, quem tem boa oratória ou bom discurso falado ou escrito, não necessariamente é um líder. Liderar não é qualidade externa. É qualidade intrínseca da alma. Pode ser líder quem está em silêncio. Pode não ser quem fala aos milhares.
Quem fala ao público, quem tem carisma, quem tem boa oratória ou bom discurso falado ou escrito, não necessariamente é um líder. Liderar não é qualidade externa. É qualidade intrínseca da alma. Pode ser líder quem está em silêncio. Pode não ser quem fala aos milhares.
A verdadeira liderança é um estado relativamente permanente de nobreza de espírito em todas as áreas da vida, em qualquer lugar e na frente de quem quer que seja.
Quem tropeça em uma "pedra muito grande", já a estava vendo de longe e optou por não desviar-se dela. Só "pedras pequenas" passam desapercebidas até que se tropece nelas.
Liderança exala. Impossível fingi-la. Engana-se a si mesmo e aos incautos, mas não a quem está lúcido.
Quando uma pessoa se preocupa muito com o que os outros pensam sobre ela, prova que não está pronta, seja lá para o que for.
Um dia de cada vez e as conquistas "a conta gotas", ao final, serão imensas. Plantar hoje para comer o fruto doce amanhã! Quando você trabalha, é impossível não colher fruto algum. De "mão beijada", perde-se o prazer da conquista. E poucos prazeres na terra são tão bons quanto esse! Me espelho nos que lutam, jamais naqueles que se "escoram" e não saem da zona de conforto. Enganar a si mesmo e viver de ilusão é a melhor forma de perder a perspectiva. Há muita gente perdendo tempo, acreditando que ficar parado leva a algum lugar. 
Deturpa-se a realidade para não ter que lidar com as próprias limitações. Vivendo de ilusões para não "peitar" a vida como ela é. Um "choque de realidade" faria bem a muita gente.
Não lido bem com essas pessoas que estão sempre esperando um tal "milagre", mas não querem fazer a sua parte do tal "milagre", que na verdade não é "milagre" algum, é apenas o nome que ela dá a algo que ela sabe que poderia perfeitamente acontecer por sua própria força, mas prefere que "caia do céu" por preguiça de ir à luta.
Estar "apegado" não é o mesmo que estar "amando".
Em tempos de tanta pobreza de espírito, encontrar alguém que enxerga essa realidade e luta de alguma forma contra ela já é motivo o bastante para festejar e tratar a pessoa como um "grande achado" na Terra.
Liderança não é "reinado", "clã" ou "dinastia familiar". Quem é líder de verdade, não precisa da "aba" da família para ser um líder.
Não se pode mudar o passado. Mas se pode "transformá-lo". Transformá-lo em "matéria-prima" para construir um presente e um futuro melhor. Transformá-lo em aprendizado. Transformá-lo em "caminho por onde não se anda mais". Isso já justifica qualquer passado. A vida continua PARA FRENTE, não para trás! Redirecione a rota e vá atrás da novidade que te aguarda.
A "medida" do líder: quanto do seu próprio ego está em evidência cada vez que ele diz fazer algo por uma causa? Quanto mais ego em evidência, menos liderança real.
Quando alguém se mostra como "um grande homem", grande homem já não é.
Eu sempre me faço a seguinte pergunta: eu gostaria de me sentar embaixo de uma árvore e ouvir o que essa pessoa tem a dizer sem hora para acabar? Se a resposta for sim, encontrei mais um "Mestre-Amigo".
Sonhar em ser líder, almejar postos de liderança, lutar por eles, não é característica da alma do líder. O líder não faz esforço para isso. Ele simplesmente "acontece". Faz parte do atributo essencial da simplicidade não almejar sinceramente destaque algum. E apesar disso, recebê-lo como forma de reconhecimento.
Os "Grandes Homens" são simples. Pelo menos os "grandes" que me interessam. É com eles que eu quero aprender. A simplicidade é a melhor qualidade de um Mestre. E a que o define como tal.
Líder não busca "holofotes". Quem busca holofotes são artistas, que trabalham com a imagem e precisam se sentir no centro das atenções.
O verdadeiro líder não tem medo de perder a liderança formal. Ele não precisa de "titulações" para ser quem é, porque ele não lidera para se autoafirmar ou para ter um lugar no mundo. Será líder em qualquer lugar e aonde for. Se o líder teme perder o "seu posto", ele já reduziu sua vocação a um "cargo" e já se afastou da verdadeira alma do líder.
Não há "muralha" alta ou forte o bastante aprisionando uma alma que o Amor não possa derrubar.
Liderar é SERVIR e não ser servido.