segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Encerre um capítulo com a mesma paixão e vontade com a qual você o começou e JÁ APAIXONADO pelo próximo capítulo, ainda que você não tenha escrito nenhuma linha sobre ele. Sua paixão pela vida atrairá um novo capítulo ainda melhor. Se apaixone pelo que você não vê! Porque ainda que você não veja, já está acontecendo. Esta é a razão pela qual eu sempre estou, invariavelmente, apaixonada por tudo que acontece e pelo que ainda vai acontecer.
Até a felicidade é também "um ponto de vista". Cada um tem o seu. É fundamental aprender a respeitar o do outro.
Aprender a ouvir sem preconceitos foi a coisa mais difícil que já lutei para aprender. Hoje ouço tudo, leio tudo, pouco importa quem diz, o que importa é a mensagem. Pouco importa o mensageiro ou meus julgamentos sobre ele. Me importo com a idéia, se é boa ou ruim, porque é a idéia que vai gerar frutos em mim, não o mensageiro. Separar a mensagem do mensageiro só me fez ganhar.
Na maioria das vezes, minha admiração por qualquer pessoa cresce na mesma proporção que diminui seu excelente conceito sobre si mesmo. Quanto mais alguém se considera interessante, tão menos interessante se torna.
Quem conhece apenas um lado de qualquer história, não sabe absolutamente nada sobre ela e se surpreenderia muito se ouvisse a outra versão. Nunca acredito em nada antes de ouvir tudo.
Quem tem coragem de encarar essa vida do jeitinho que ela é, sem fantasias, correrá o risco de ver o pior lado dela. Mas é certo que verá o seu melhor lado também! E é trafegando entre muitos pontos de vista que nos tornamos mais completos e aptos a ajudar no futuro quem vai passar por situação semelhante.
Algumas pessoas têm uma tendência a desenvolver uma condição que chamo de "Síndrome de Museu", sempre buscando no passado algum "objeto" que valha a pena ser resgatado no presente e colocado em uma vitrine. Normalmente, o "objeto" foi motivo de dor. Há um certo gosto pela depressão "provocada" e veneração pela "tragédia". Gente assim estará sempre infeliz e precisa acordar, porque o presente é tudo o que temos de melhor agora.
O Amor é soberano. Quando ele está presente, deveríamos fazer com que se calassem todos os outros sentimentos, bons ou ruins, para ouvir a Sua Voz. Sem dúvida, ele dirá a verdade. Se a verdade é o que se busca, pergunte ao Amor. Ele sempre tem a resposta exata.
No mais absoluto estado de caos, nunca deixou de existir uma Luz. É só saber enxergá-la.
A reação que uma pessoa tem imediatamente após haver conquistado uma coisa que queria muito diz mais sobre ela do que meses de convivência poderiam dizer.
O passado só dita as regras de quem não gosta do seu presente e não planeja o seu futuro.
Uma "alma florida" é o resultado de muitas Primaveras em que se plantou, regou e esperou abrir os botões, suportando Invernos rigorosos e Outonos melancólicos. Todo " belo jardim" foi "terreno baldio" algum dia e tem uma linda história pra contar que merece ser ouvida.
Se por um lado a maturidade nos fortalece e nos dá a força da vida necessária para continuar seguindo, por outro, o passar do tempo sensibiliza ainda mais nossos sentidos, porque quanto mais ele passa, mais eu sei que o que realmente importa é esse ápice de beleza que encanta a alma e nos aproxima de uma sensação de exaltação da vida e tudo que nela há de mais eterno e sublime.
Touradas são um abuso. Um verdadeiro "coliseu" irracional e retrógrado em plena modernidade. Como se a tortura de um ser vivo, qualquer que seja ele, fosse motivo de diversão. Não é.
Às vezes, na tentativa de "se igualar" à maioria, muita gente perde seu traço mais interessante e característico e nem se dá conta disso. A melhor coisa é poder ser quem a gente é e mandar o resto "pro espaço"!
Quem é intenso demais, sempre sofre muito mais com tudo. Mas vive com muito mais gosto! Vale o preço! Cada centavinho...
Ame sempre como se fosse a primeira, única e última vez. Porque pode ser que seja.
Se alguém se predispõe a falar de Deus e de Amor e eu resolvi ir aonde ele está para escutá-lo, sempre espero ouvir um discurso leve, sereno e regado a perdão. Fico muito confusa quando, ao escutar alguém que pretendia falar de Deus e de Amor, escuto "cargas", "mágoas", "críticas", "dissabores" e "revoltas" contra "gregos" e "troianos".
O estado de desespero é como aquele massinha colorida que brincávamos na nossa infância: um grande momento para ser moldado por dentro. Então, faça de conta que você é a massinha. E deixe Deus, a Vida, a Experiência moldar você. O resultado certamente será muito bom. E bem mais colorido.
Todo aquele que foi "acusado" quando deveria ter sido "amado" nunca esquece o "quando", o "onde" e o "quem". Fazer bom proveito desse fato é não perpetuar o modelo quando chegar a sua hora de ocupar o outro lado da história.
A linguagem do Amor é simples. Talvez o que careça de imponente elaboração seja o que se busca demonstrar a qualquer preço, embora não exista de fato.
Minhas demandas internas sempre me convidam à autoreflexão. Quando quero pensar que alguém errou comigo, sempre procuro pensar no que EU possa ter feito para colaborar com esse erro. O erro alheio não deveria nos servir para julgarmos o outro, mas para conhecermos melhor a nós mesmos.
O "Nada" que tivermos em algum momento também será o nosso "Tudo", porque é por meio dele que "Algo" se fará. E esse "Algo" poderá vir a ser o nosso "Tudo" algum dia.
E é quando todas as portas se fecham e te trancam em um lugar escuro, que você resolve enxergar um buraquinho na parede que sempre esteve ali, você nunca o viu, mas é justamente o que vai te fornecer oxigênio e é por meio dele que você vai gritar para alguém vir abrir uma porta para você sair. Valorize o pouco, porque ele pode vir a ser tudo.
Resolvi ser estudante a vida inteira para evitar que minha cabeça se transformasse em um museu de ideologias.
Nossa "hora", nosso "momento", nossa "vez", nossa "oportunidade" sempre chega. Nunca me preocupo com isso. Me preocupo em estar atenta para enxergar a "oportunidade" que chega, porque, muitas vezes, "passa" por nós aquilo que mais queríamos e não somos capazes de identificar. Perdemos porque não entendemos que havíamos "achado".
Quem tem uma escolha, tem tudo. Tem a chance de errar e tem a chance de acertar. Mas o mais importante é que, em qualquer das duas situações, acertando ou errando, terá a chance de aprender.
Superar-se é tornar-se hoje um ser humano melhor do que foi ontem, é alcançar metas que já foram consideradas inalcançáveis, é finalmente mudar de perspectiva, é ter coragem de assumir um novo caminho, é ousar para além das possibilidades. Supere-se hoje! O mundo precisa de gente que se movimenta!
Não há nada "imperdoável". E se houver, tão mais excelente é a alma que perdoa o que for socialmente considerado "imperdoável".
Nenhum ato externo, fruto da ação de outra pessoa, define quem somos. Portanto, não importa o quanto alguém tenha te ferido, não dê a esse ato alheio o poder de definir quem você é. Não passe a agir como se essa pessoa tivesse te modificado para pior. Não deixe de ser o melhor que você é para tornar-se o que fizeram de você.
Muita gente já adotou a infelicidade até mesmo como "estilo de vida". Essa onda não "me pega". Porque ser infeliz é ser irresponsável com o precioso dom de viver. E isso eu não posso fazer. Nem por um minuto sequer.
Na força do SONHO, da AÇÃO e da DISCIPLINA está o PODER da REALIZAÇÃO.
A vida é uma só. Uma só. Tenho o dever de me esmerar por essa vida.
Continue SUBINDO, de olhos vendados, com as pernas cansadas, com o corpo moído, com o coração doendo, com a vida aparentemente de esvaindo, mas VÁ MESMO ASSIM! Porque quando você tirar as vendas, estará em cima de uma pedra bem alta admirando um pôr-do-sol, de frente para o mar. E TODO o cansaço será substituído por uma sensação de CONQUISTA infinita que fará ter valido a pena cada degrau!
O pior dos desertos te torna expert em suportar a dureza do sol e certamente também te fará expert em enxergar, como ninguém mais, a verdadeira importância da água quando você encontrá-la. Esse estado de contemplação da essência mais íntima de tudo só pode entender quem suportou a carga e soube tirar "leite da rocha" quando não tinha mais nada.
Qualquer cenário, por pior que pareça, é favorável se você sabe quem você é, o que você quer e aonde você quer chegar.
Se sua alegria interior é verdadeira, se ela foi produto de uma conquista, se ela tem raiz na sua alma, se ela é sólida como uma rocha, nada poderá roubá-la de você. Usufrua da sua merecida alegria que tão caro lhe custou.
O choro é a alma liberando suas “toxinas”, como faz o corpo por meio do suor. Chorar é uma tranca sendo destravada e que abre a porta para o princípio de cura.
O "Passado" não teria esse nome se não pretendesse ser considerado como tal. "Ontem" já é passado. Leve à sério o "Presente", porque o que já passou já cumpriu sua missão e não te pertence mais.
Amor não é mais uma teoria. Amor é um poder ativo, real, transformador, essencialmente regenerador e potencializador das melhores virtudes do ser humano.
O ser humano tem a tendência de tornar-se escravo da "escolha não feita". Não alimente a natural insaciabilidade humana. Você nunca saberá se a "escolha não feita" teria sido a melhor. Se você tivesse escolhido outra coisa, hoje estaria se questionando se não deveria ter escolhido o que tem.
Saberemos o caminho para alcançar no dia em que soubermos o que nosso coração quer e precisa. "Conhece-te a ti mesmo!"
O Amor é tão mais exato quanto mais presente estiver a compreensão.
A racionalidade nos ajuda a refletir sobre qualquer situação. Mas só com o coração leve é possível chegar a conclusões justas. Nunca faça julgamentos com o coração magoado, porque o coração magoado não enxerga todos os lados de uma situação e estará apto a praticar toda espécie de injustiça.
Ame com a mesma pureza da criança, perdoe com a mesma pressa da criança, sonhe com a mesma fé da criança, acredite com a mesma simplicidade da criança, mantenha vivo seu coração de criança. Porque só quem tem o coração de uma criança será feliz de verdade.
Evoluir" não é sinônimo de estudar. Estudar é bom, importante e necessário, mas não molda o caráter. Nem é sinal de uma alma excelente. O que molda caráter é a prática das virtudes elevadas. É mais evoluído quem sobe degraus da sua existência na direção da prática do Amor, tenha essa pessoa o nível de instrução que tiver. Conheço gente que estudou a vida inteira e muito pouco pode ensinar que seja realmente relevante para mudar a "alma" do mundo.
Quem aprendeu a perdoar, aprendeu um dos maiores segredos da qualidade de vida física, mental e espiritual. Perdão é saúde em todos os níveis do ser.
Eleve-se na grandeza de amar sem motivo. Porque amar com motivo, qualquer ser de qualidades inferiores pode fazer.
E há quem ainda pense que perdoar alivia somente a vida daquele que é perdoado. Perdoar beneficia, sobretudo, o autor do perdão. Perdoar faz romper o vínculo que perpetua a carga da dor. No ato do perdão há extrema liberdade, sabedoria e misteriosa renovação dada de presente dos "Céus" para quem exerce o perdão espontâneo. Perdoar é a ruptura do antigo e a abertura da vida em direção ao "novo". Perdoar lava a alma.
O exercício do Amor eleva a alma a um estado de excelência que nenhuma outra virtude seria capaz de proporcionar. Amar dignifica. Amar é sabedoria. Amar é o ápice da espiritualidade.
Meus "Motins" venço com a Razão. Minhas "Batalhas" venço com a Fé. Minhas "Guerras" venço com o Amor.
Acredito que o Amor é capaz de curar todas as coisas. E quando eu digo todas as coisas, quero realmente dizer "todas as coisas": o maior trauma, o maior medo, a maior desgraça, o maior desacerto, a maior desilusão; tudo sucumbe ao Amor.
Tudo depende do modo como você enxerga seu erro. Que tal se você enxergá-lo como "apenas o ato imediatamente anterior ao seu próximo acerto?" Não se puna. Punir-se não anula o erro, não melhora o cenário, nem colabora para o seu acerto. Livre-se da culpa para acertar da próxima vez.
Não nasci para "formatos". Não pretendo "me enquadrar". Sou, por definição, indisfarçavelmente "inadequada". Almejo essa "inadequação" até o fim dos meus dias, com a mesma vontade com a qual almejo o ar que respiro.
Buscarei ser coerente, desde que o excesso de coerência não atrapalhe a felicidade. Buscarei ser sensata, desde que o excesso de sensatez não atrapalhe a felicidade. Buscarei ser cuidadosa, desde que o excesso de cuidado não atrapalhe a felicidade. Buscarei ser cautelosa, desde que o excesso de cautela não atrapalhe e felicidade. Porque se atrapalhar, deixo tudo em troca de FELICIDADE, sem pena, culpa ou remorso.
Nossas escolhas dizem muito sobre nós. Elas são espelhos da nossa ousadia, covardia, medos, vontades, verdades e mentiras. Cada vez que faço uma escolha, em sempre me pergunto: "porque esse caminho e não o outro?" Nem sempre gosto da resposta, porque a consciência sempre me revela os verdadeiros motivos de certas escolhas. E dói saber que eles podem não ser os mais nobres.
Mudaria de opinião mil vezes se preciso for, deixarei de lado preconceitos, julgamentos, mágoas, críticas. Porque não será por orgulho que vou me privar de usufruir ou proporcionar felicidade. Novamente aquela frase que adoro dizer: a vida é curta demais para deixar passar a alegria só para sustentar um orgulho que para nada serve.
Coerência não é defender a mesma idéia ou posição até o fim a qualquer preço. Coerência é, se preciso for, mudar de opinião para que suas posturas correspondam a quem você é de fato. Não é coerente quem sustenta um ideal que já se afastou da sua realidade. Quando falta coerência, falta também sinceridade e integridade.
A "Hipocrisia" é uma criança que brinca "Cê-Cê-Rê-Rê, Cê-Cê" com outras três crianças: a "Moralidade", o "Tradicionalismo" e as "Convenções Sociais" - "Eu com as quatro, Eu com Essa, Eu com Aquela, Nós por cima, Nós por baixo".
A vida nos testa sempre. Nossos maiores traumas correm atrás de nós, nossas perdas são evidenciadas mais do que nossos ganhos, nossas virtudes são ridicularizadas e até tratadas como defeitos. Mas é justamente na tregédia, na tristeza e na derrota que descobrimos o quanto somos fortes. Não lastime porque você está sendo "testado"; seja aprovado, se supere mais uma vez! Sinta o doce sabor de poder dizer de si mesmo: EU POSSO!
Se você é ser humano, você é um Artista Nato. Saberá esculpir lição de uma tragédia, desenhar acertos de desacertos, pintar um quadro de vitória com as mesmas tintas da sua derrota. Faça sua Arte! Ninguém fará melhor do que você. E sempre será uma Obra-Prima! A SUA Obra-Prima, sua História, que ninguém pode copiar, porque tem seu brilho e sua marca.
Se alguém não corresponde suas expectativas, isso não deveria te afetar, porque não muda quem você é, não muda o que você quer, não tem poder sobre seu sonho, não altera a essência do Amor. Acredite em você e não espere nada de ninguém. Faça valer a pena ser quem você é!
Não "negocie" com a dor. Não dê "voz" a ela. Não deixe ela ditar as regras e dominar seu interior e seu humor. Passe por cima! Ela vai acabar. Sempre acaba. Espere. Se segure! Não desanime!
Não se esconda da alegria! Deixe que ela te encontre! Saia da toca, abondene o velho hábito de ser infeliz. Revele-se! Seu melhor lado ainda escondido pode ser o que você mais precisa deixar acontecer. A vida abraça quem corre ao encontro dela. A felicidade só alcança quem quer se achado por ela!
Na dinâmica de qualquer discurso envolvendo pessoas e fatos, há julgamentos. Na dinâmica do discurso que trata de idéias, há liberdade. Por isso, cada vez mais, deixo o ímpeto de falar sobre pessoas de lado e busco extrair de tudo apenas as melhores idéias.