sábado, 4 de dezembro de 2010

Quer escutar alguma coisa importante? Fique  em silêncio. O silêncio é o som da transcendência. Escutamos no silêncio coisas que nunca ouviríamos de ninguém e que nunca poderíamos escutar imersos nos barulhos do dia a dia. O silêncio é um jardim no qual colhemos entrelinhas da vida e mistérios do espelho.

4 comentários:

  1. Como convencer os outros que o silêncio é mais importante que a verborragia intensa e desnecessária? A maioria de minhas decisões foi precedida por um período de silêncio. Acertadas ou não, foram decisões importantes.
    O barulho só gera mais barulho e confusão.
    "Much ado about nothing"...

    ResponderExcluir
  2. Não há como convencer ninguém sobre a importância do silêncio. Cada um precisa enxergar isto sozinho. O ser humano, pelo que percebo, tem medo de estar só. Silêncio implica solidão. O medo da solidão impede as pessoas de usufruirem de momentos de autodescoberta e autoconhecimento. Compreender a importância do silêncio é uma tarefa árdua. Demorei bastante até conquistar o estado que tenho hoje e que posso resumi-lo bem por meio da frase da minha escritora preferida abaixo:


    "Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." Clarisse Lispector

    ResponderExcluir
  3. Não relaciono silêncio com solidão, e/ou o medo que as pessoas tem dela. Levo mais para o lado da "falta de posicionamento" ou de opinião.
    Sempre recebi críticas por ser calado e não tomar partido de nada. Qualé...canso de ver pessoas super articuladas, ou que acham que as coisas se resolvem na porrada verbal que são absolutamente infelizes e que vivem se dando mal. São evitadas e severamente criticadas.

    ResponderExcluir
  4. Estamos analisando por ângulos diferentes. Pensando na sua linha de raciocínio, então, não acho mesmo que pessoas caladas tenham menos aptidão para o discurso. Ser calado é questão de temperamento. E também uma opção, que nada tem a ver com capacidade para decidir qualquer coisa. Sem dúvida, quanto mais alguém fala, maior a chance de cometer erros. Por outro lado, quem fala mais, se expõem mais e pode errar, sim, assim como pode, também, obter êxito por ser mais ousado e extrovertido. Quem é calado, por sua vez, pode errar por nada dizer e pode acertar por se calar justamente na hora certa, a hora em que ninguém pensou que ficar calado seria a melhor opção. No mundo, ambos podem se dar bem. Depende do momento, da situação.

    ResponderExcluir